NO QUE ACREDITAMOS

ACREDITAMOS QUE "SÓ UM PROFESSOR MUDA OUTRO PROFESSOR" (António Nóvoa), SÓ UMA PESSOA MUDA A OUTRA, OU SEJA, MUDAMOS EM INTERAÇÃO COM O OUTRO, MUDAMOS JUNTOS E JUNTAS!

Conforme nossos percursos na Educação, formar professores, estudantes de pedagogia e pessoas no geral é o que nos interessa. E foi pensando nos avanços dos estudos da Infância, em especial sobre as crianças como categoria social, logo desenvolvedoras de culturas e participantes das mudanças do mundo, que vimos construindo nosso percurso formativo: inspiradas nos caminhos da educação infantil em termos de inovação e o que podemos aprender com isso.

Muitas vezes ouvimos dos professores discursos avançados em termos de teoria, só que justificando práticas escolarizadas e tradicionais. Do mesmo modo ouvimos outros profissionais com os mesmos medos, e tudo isso diante do Século XXI. Também se ouve por todos os lados que “as crianças não são mais as mesmas”.  Ainda bem!! Mas, e os professores? E as pessoas? Continuamos os mesmos?

Escolas inovadoras pelo mundo, e também no Brasil, vêm apostando na não seriação, com salas de aula e mesas coletivas ampliando os modos de se estar na escola e apontando para uma prática muito mais interessante e importante:  a da experimentação, da colaboração e da empatia. Com base nessa premissa é que tentamos pensar nossas ações formativas.

Diante disso: qual seria nosso papel  frente à cultura que individualiza e afasta? Como mexer nas práticas escolarizadas na educação infantil? Quais os caminhos para a educação inovadora das infâncias e das pessoas? O que muitos professores vêm desenvolvendo nesse sentido? O que é educação infantil inovadora? Qual o papel da educação infantil no desenvolvimento das pessoas?

É sobre isso que queremos conversar e descobrir em meio às possibilidades da autoria dos professores e de outras pessoas. Como se fazer uma escola inovadora para as infâncias, como inovar dentro de nossos "quadrados". De outro modo, seria dizer que apostamos nas infinitas possibilidades de aprender, construir e ensinar.